Mensagem aos Congressistas e Participantes:

A Sociedade de Ecologia do Brasil e o Instituto de Biociências da USP, ao lado da Prefeitura e da população de São Lourenço, MG, têm grande satisfação em saudar os congressistas e desejar-lhes dias produtivos e de grandes avanços para suas carreiras profissionais.
Já é de notório saber que vivemos a época de maior conflito entre a população humana e os demais componentes da Terra. O uso desordenado e predatório de recursos renováveis e não renováveis acarretam conflitos entre os seres humanos, entre países, entre classes sócio-econômicas e o desrespeito total aos direitos fundamentais dos seres humanos, declarados a mais de 60 anos. Ao mesmo tempo nenhuma dos milhões de demais espécies da Terra tem proteção adequada e vivemos um evento de extinção com proporção inigualável, totalmente injustificável e inaceitável. Pode-se antever uma assustadora sucessão de eventos de degradação, perdas de processos e serviços ecológicos, erosão genética, mudanças climáticas e da capacidade de produção primária, que ao final abreviarão sobremaneira a história biologia do Homo sapiens, entre muitas outras.
Os ecólogos e os acadêmicos de um modo geral estão conscientes destes cenários futuros e podem e devem subsidiar a sociedade com modelos de gestão adequados a minimizar a crise que já se faz sentir, mas nada será possível se governos e outros tomadores de decisão não estivem cientes e propensos a enfrentar estes desafios. Por todos estes motivos convocamos nossa comunidade a empenhar-se cada vez mais na busca e na divulgação da ciência, como ocorre neste congresso, e também na educação continuada da sociedade em seu aspecto mais amplo.

 

Presidente de honra: Dra. Edisa Nascimento (Presidente da SEB)  
Presidente do congresso: Dr. Welington Braz Carvalho Delitti (IBUSP)
Diretor Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo

 

Apoio