PALAVRA DO PRESIDENTE

MENSAGEM AOS CONGRESSISTAS E PARTICIPANTES

O VII Congresso da Sociedade de Ecologia do Brasil, que agora iniciamos, deverá fazer um resgate histórico de diversas áreas de pesquisa em Ecologia em nosso país, buscará divulgar os avanços que vêm ocorrendo nesta ciência e na área ambiental, buscará apontar lacunas relevantes ao conhecimento e procurará ser um espaço favorável à discussão de idéias.
Cada um de nós é apenas um pequeno contribuinte à construção da ciência que praticamos, patrimônio de toda a humanidade, bem que deve ser partilhado com a totalidade da sociedade e, neste ato de construir a ciência, poucos são os momentos intensos de discussão de idéias, em que os argumentos científicos são os únicos instrumentos de convencimento, em que ao exporem suas idéias os debatedores, ambos, se tornam melhores.
Esperamos que esta convivência possa permitir a troca de diferentes experiências, que auxilie na aproximação de formas distintas de pensar a ciência, que aproxime alunos e potenciais orientadores, que aproxime as pessoas por trás de cada um dos cientistas em que nos transformamos ou que buscamos ser. Espero que a lembrança do último Congresso, realizado em Fortaleza em novembro de 2003, ainda esteja acesa na memória daqueles que dele participaram, porque esta memória servirá de referência para este evento, que se propõe ser, ao menos, um marco relevante à Ecologia no Brasil.
Este evento é fruto do esforço silencioso, em geral pouco reconhecido, de um número excepcionalmente grande de pessoas, a quem agradeço antecipadamente, e espero que vocês possam sentir-se muito à vontade neste nosso Evento.
Sejam Benvindos!

WALDIR MANTOVANI
Presidente da Sociedade de Ecologia do Brasil

By SBEC EVENTOS

VII Congresso de Ecologia do Brasil

20 a 25 de novembro de 2005.
Hotel Glória / Caxambu - MG