Voltar

A PESCA E AS POPULAÇÕES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA CENTRAL

Carlos E. C. Freitas*, Vandick S. Batista**

Departamento Ciências Pesqueiras - Faculdade de Ciências Agrárias - Universidade do Amazonas

Av. General Rodrigo Otávio, 3000 - Manaus (AM). 69077-000.

* cfreitas@claretianas.com.br , **tchoni@internex.com.br


--------------------------------------------------------------------------------

RESUMO

A pesca é uma importante atividade no cotidiano das populações ribeirinhas da Amazônia, com componentes sociais, culturais, econômicos e ecológicos. Este trabalho apresenta características gerais da pesca de subsistência na Amazônia Central durante o ano de 1994, com ênfase, em especial, a participação familiar nas pescarias, as espécies mais capturadas, o tempo gasto na atividade e suas relações com o ciclo hidrológico. Os principais resultados são: as pescarias são atividades integradas, com a participação de homens, mulheres e crianças; as pescarias exibem um padrão claramente sazonal; e, a captura é constituída principalmente por Anostomidae, Cichlidae e Characidae.

Palavras-chave: pesca de subsistência, Amazônia central.

 

INTRODUÇÃO

As várzeas das margens do Rio Solimões/Amazonas sempre foram bastante povoadas, relatos de cronistas de expedições anteriores à colonização portuguesa informaram a presença de aldeias com populações superiores a 100.000 indivíduos (1, 5). Este padrão de ocupação persistiu ao longo da história e se traduz pela disseminação dos principais centros urbanos regionais nas margens dos grandes rios amazônicos. Fora das zonas urbanas, as várzeas continuam sendo os ambientes de maior densidade populacional, em função de características como: acesso rápido à principal via de transporte regional - o rio; solos de boa qualidade, anualmente fertilizados pelas águas carregadas de nutrientes do Solimões/Amazonas; e, disponibilidade de alimento de ótima qualidade protéica, principalmente durante os períodos de vazante e seca (9, 10, 17). A pesca realizada nestes ambientes é tipicamente artesanal, efetuada por três grupos distintos de pescadores: pescador-lavrador, pescador-morador e o pescador profissional, sendo que a pesca efetuada por estes dois últimos tem finalidade precípua de comércio (8, 15). Por outro lado, o pescador-lavrador tem na agricultura de várzea sua fonte de renda mais importante, dedicando-se à pesca de subsistência como forma de promover o suprimento diário de alimento para consumo familiar (3, 11, 15).

 

 

A obtenção de informações sobre o impacto desta pesca de subsistência sobre os estoques naturais é difícil e apresenta custos elevados, visto que os desembarques não são centralizados, os aparelhos de pesca são bastante diversos e são explorados um número substancial de ambientes e de espécies (4). Contudo, o elevado consumo per capita de pescado: 167g per capita. dia, na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, para a classe de renda mais baixa (16), 194g per capita. dia, na cidade de Itacoatiara e zona rural adjacente do Estado do Amazonas (18), 369g per capita. dia para a população ribeirinha do Lago Grande de Monte Alegre, zona rural do Estado do Pará (6) e superior a 500g per capita. dia, na zona rural da Amazônia Central, nos anos de 1992 e 1993 (3) assinalam a importância desta atividade.

Este trabalho apresenta informações gerais acerca das relações das populações rurais que habitam as várzeas da Amazônia Central com a pesca, a fim de ressaltar a importância deste grupo e das suas interações com o ambiente e com os recursos naturais existentes, quando do planejamento de opções de manejo e desenvolvimento para a região.

MATERIAIS E MÉTODOS

A atividade pesqueira de ribeirinhos da várzea da Amazônia Central foi estudada em quatro sub-regiões (figura 1):

- Costa do Aruanã, Município de Manaquiri (3° 16’40"S; 60° 12’00"W)

- Costa do Marimba, Município de Careiro (3° 06’40"S; 59° 38’40"W)

- Ilha da Paciência, Município de Iranduba (3° 22’40"S; 60° 12’00"W)

- Lago do Pesqueiro, Município de Manaquiri (3° 21’20"S; 60° 37’20"W)

Figura 1. Mapa esquemático da área de estudo, assinalando os locais das pescarias experimentais no região do Baixo-Solimões/Alto-Amazonas. (a) Lago do Pesqueiro; (b) Ilha da Paciência; (c) Costa do Aruanã; e, (d) Costa do Marimba.

O estudo foi desenvolvido através de entrevistas realizadas com famílias de ribeirinhos durante o ano de 1993. As entrevistas foram conduzidas com questionários padronizados e usando o critério de seleção randômica simples (7) para decidir o dia em que cada comunidade, setor da comunidade e família seria entrevistada. Neste trabalho usamos as seguintes informações:

número de adultos por sexo e crianças que compõem a família;

número de adultos por sexo e crianças na família que contribuem na pesca;

duração das viagens de pesca;

tipo de ambiente em que a pesca se realizou;

composição das capturas.

 

O ciclo hidrólogo foi dividido em duas fases distintas: enchente-cheia, com duração de sete meses, de dezembro a junho; e, vazante-seca, com duração de cinco meses, de julho a novembro. As informações sobre o nível do rio foram obtidas junto ao Departamento Nacional de Águas e Energia (DNAEE).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram feitas 2353 entrevistas, sendo 568 na Costa do Aruanã, 889 na Costa do Marimba, 581 na Ilha da Paciência e 315 no Lago do Pesqueiro. As famílias são constituídas, em média, por 4,2 pessoas na Costa do Aruanã, 5,5 na Costa do Marimba, 6,9 na Ilha da Paciência e 6,7 no Lago do Pesqueiro. Em geral, a estrutura familiar exibe uma predominância de crianças típica de sociedades em desenvolvimento (Tabela 1).

Tabela 1. Média e desvio padrão s do número de moradores e de pessoas que pescam na família, adultos por sexo e crianças.


Ainda que a pesca seja eminentemente uma atividade masculina, em todas as comunidades estudadas a atividade pesqueira é desenvolvida com elevada participação de mulheres, além de parte das crianças, provavelmente aquelas com idade suficiente para o trabalho (Tabela 1). Este padrão está de acordo com a terminologia sociológica, para qual o termo subsistência é freqüentemente usado para descrever o padrão mínimo de atividade física e eficiência produtiva que podem garantir a sobrevivência de sociedades baseadas em laços familiares (13).

O amplo envolvimento familiar caracteriza a pesca como uma atividade de lazer/trabalho (15) e ressalta sua importância no contexto sócio-econômico-cultural das sociedades ribeirinhas da Amazônia, possibilitando a contínua transferência do conhecimento empírico dos adultos para os mais jovens da comunidade.

A duração de cada jornada de pesca sofre nítida variação sazonal, tendo como um dos fatores predominantes a flutuação do nível do rio, que provoca alterações significativas no ambiente e no comportamento dos recursos explorados. Na época de seca, as jornadas de pesca têm maior duração em contraposição aos valores comparativamente reduzidos das pescarias realizadas na época da enchente-cheia (Figura 2). A maior duração das pescarias na época da seca deve-se, provavelmente, ao adensamento dos cardumes que facilita a captura e torna a pesca mais produtiva (12, 19). Novamente, o envolvimento familiar nas atividades de pesca é uma estratégia necessária pois, a época de seca coincide com o momento de maior dispêndio de trabalho na agricultura, quando torna-se necessário preparar a terra e efetuar o plantio que deverá ser colhido antes da subida das águas. No Baixo Amazonas, a falência do cultivo de juta transferiu grande parte da mão-de-obra disponível para a pesca, provocando um aumento considerável no esforço de pesca (2).

Figura 2. Variação mensal na duração das pescarias (em horas) em relação ao nível médio do rio (em metros), durante o ano de 1994.

 

Os lagos de várzea são o ambiente mais explorado durante todo o ano. Contudo, um padrão de sazonalidade, também relacionado com a flutuação no nível do rio, é observado na preferência do ambiente onde se realiza a pesca (3). A pesca no rio ocorre com mais intensidade na época de cheia e está, geralmente, associada a captura de grandes bagres que, em face de tabus alimentares que restringem seu consumo, são capturados para venda ou para servir como meio de troca com barcos de passageiros e/ou de pesca. Na área do Lago Grande de Monte Alegre, Estado do Pará, a pesca dos bagres também é sazonal, acompanhando o ciclo de migração das espécies de maior valor econômico, como a piramutaba (Brachyplatystoma vailantii ) e a dourada (Brachyplatystoma filamentosum ) (2, 10). E mais, a época de enchente-cheia coincide com o período de migração reprodutiva de várias espécies de Characiformes, que deixam os lagos para desovar no canal do rio principal (14) (Figura 3).

Figura 3. Variação no uso dos ambientes de pesca ao longo do ano, em número de visitas informadas (n), em função do nível do rio, em metros(m).

As capturas são compostas principalmente por Anostomidae, Cichlidae, Curimatidae e Characidae, além de acari-bodó (Liposarcus dorsalis ), um doradídeo muito abundante na época da vazante-seca. Os bagres (Siluroidei) constituem uma pequena fração nas capturas, reafirmando a predominância da pesca nos lagos sobre a pesca fluvial (Tabela 2). Este é um fenômeno que se repete em outros locais na bacia, (11) relatando a pesca na região do Baixo-Amazonas, descrevem uma pesca de subsistência, que incide principalmente sobre espécies de ciclídeos e caraciformes nos lagos de várzea, e uma pesca fluvial, voltada para o mercado, atuando sobre os estoques de bagres migradores.

Tabela 2. Frequência de ocorrência dos principais grupos durante o ano de 1994.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem a UA, ao CNPq, ao BMBF (Alemanha), a SUDAM e a FBB pelo suporte financeiro. Aos técnicos I.L.A. Santos, F.C. Silva, H.F. Siqueira, F.B. Moura e I.B. Andrade por seu empenho nos serviços de campo e de laboratório.


--------------------------------------------------------------------------------

 

 

ABSTRACT

The fisheries are an important activity in floodplains systems of Amazonia in social, cultural and ecological aspects. This paper describes general characteristcs of the fisheries in Central Amazon region, particularly relating the time spent fishing by the members of the fisherman family, the catches composition and its relationship with hydrological cycle. The main results are: fisheries are an integrated activity, shared between father, mother and child; the fisheries shown a clearly sazonal pattern; and, the catch is mainly composed by Anostomidae, Cichlidae and Characidae.

Keywords: small-scale fisheries, Central Amazon.


--------------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS

1.Acuña, Fr. Cristóval de (1891) Novo descobrimento do grande Rio das Amazonas. Rev. Inst. Hist. e Geogr. Bras., 28(2), 163-265.

2.Barthem, R. B.; Petrere Jr., M.; Isaac, V. J.; Ribeiro, M. C. L. B.; McGrath, D. G.; Vieira, I. J. A. & Valderama-Barco, M. (1997) A pesca na Amazônia: problemas e perspectivas para o seu manejo. P. 173-184 In Valadares-Pádua, C. & Bodmer, R. E. [eds.] Manejo e Conservação de Vida Silvestre no Brasil. MCT - CNPq, Sociedade Civil Mamirauá.

3. Batista, V.S.; Silva, A.J.I.; Freitas, C.E.C. & Freire-Brasil, D. (1998) Characterization of the fishery in riverine communities in the Low-Solimões/High-Amazon region. Fisheries Management and Ecology. 5:101-117.

4. Bayley, P. B. & Petrere Jr., M. (1989) Amazon fisheries: assessment methods, current status, and management options. Canadian Special Publications in Aquatic Science, 106:385-398.

5. Bessa-Freire, J.R.; Pinheiro, G.P.; Tadros, V.M.; Santos, S.J.; Sampaio, P.M. & Costa, H.L. (1991) A Amazônia Colonial (1616-1798). Metrocúbico, 4° ed., 75 p.

6. Cerdeira, R. G. P.; Ruffino, M. L. & Isaac, V. J. (1997) Consumo de pescado e outros alimentos pela população ribeirinha do Lago Grande de Monte Alegre, PA - Brasil. Acta Amazonica, 27(3):213-228.

7. Cochran, W.G. (1977) Sampling Techniques. John Wiley & Sons Publications, 428 p.

8. Furtado, L. G. (1988) Os caboclos pescadores do Baixo Rio Amazonas e o processo de mudança social e econômica. In Diegues, A. C. (ed.), Ciências Sociais e o Mar no Brasil. II Programa de Pesquisa e Conservação de Áreas Úmidas no Brasil. São Paulo, pp.180-203.

9. Goulding, M. (1980) The Fishes and the Forests. Explorations in Amazonian Natural History. Univ. California Press. Berkeley, 280 p.

10. Goulding, M. (1981) Man and Fisheries on an Amazon Frontier. The Hague. W. Junk Publications, 132 p.

11. MacGrath, D.; Silva, U.L. & Crossa, N.M.M. (1997) Ituqui: a traditional lake fishery of the lower Amazon varzea. Plec News and Views, 8:23-32.

12. Merona, B. & Gascuel, D. (1993) The effects of flood regime and fishing effort on the overall abundance of na exploited fish community in the Amazon floodplain. Aquat. Living. Resour. 6:97-108.

13. Muth, R.M. (1996) Subsistence and artisanal fisheries policy: an international assessment. In Meyer, R.M.; Zhang, C.; Windsor, M.L.; McCay, B.J.; Hushak, L.J., Muth, R.M. [eds.] Proceedings of the World Fisheries Congress - Theme 2. Oxford & IBH Publishing Co. Pvt. Ltd., New Delhi, pp. 76-82.

14. Petrere Jr., M. (1985) Migraciones de peces de agua dulce en America Latina: algunos comentarios COPESCAL Documento Ocasional n. 11. 1-17.

15. Petrere Jr., M. (1990) As comunidades humanas ribeirinhas da Amazônia e suas transformações sociais. In Diegues, A.C. [ed.] Populações Humanas, Rios e Mares da Amazônia: Coletânea de trabalhos apresentados no IV Encontro de Ciências Sociais e o Mar no Brasil, Belém, PA, pp. 31-68.

16. Schrimpton, R. & Giugliano, R. (1979) Consumo de alimentos e alguns nutrientes em Manaus, 1973-1974. Acta Amazônica, 9(1):117-141.

17. Sioli, H. (1985) Amazônia: Fundamentos de Ecologia da Maior Região de Florestas Tropicais. Ed.Vozes, Petrópolis-RJ. 85 p.

18. Smith, N. (1979) A pesca no Rio Amazonas. Manaus, Publ. INPA/CNPq., 154 p.

19. Welcomme, R.L. (1979) Fisheries Ecology of Floodplain Rivers. Longman, London.