Brazilian Journal of Ecology, Rio Claro, SP, Brazil, Vol.02 Number 01, 1998

HOMENAGEM ESPECIAL DOS 10 ANOS DE EXISTÊNCIA DA SOCIEDADE DE ECOLOGIA DO BRASIL

 

A cada número desta Revista, a comissão editorial pretenderá homenagear uma pessoa que vem atuando em pró da melhoria das questões ambientais, sob os seus mais variados aspectos e setores da sociedade em que vivemos, como também no desenvolvimento científico teórico e prático da Ciência Ecologia, isto em nível nacional e internacional.

Neste número, no qual a Sociedade de Ecologia do Brasil, esta comemorando 10 anos de existência, a palavra comemorar é muito própria, quando considera-se que esta Sociedade realmente tem sobrevivido aos mais diferentes e tamanhos de obstáculos. As vezes um ou vários Golias se levantaram durante esses anos, e ela sentiu se como o pequeno Davi, mas nem sempre com disponibilidade de ter uma funda, porém, mas mesmo quando a teve nem sempre pode atirar devidamente no alvo fatal. Todavia, acreditar na necessidade de uma Sociedade desta natureza no país, perseverar, ter esperanças e ver alguns frutos bons, demonstrando que a árvore é boa, contribuíram para que a Sociedade alcançasse os 10 anos de existência. Contudo, ainda nem todos seus objetivos e projetos foram alcançados, mas creio que isto em breve poderá ser obtido com a ajuda de todos.

Desejo ainda destacar, que em alguns momentos quando uma dessas ações enfraqueceram ou até mesmo desapareceram, olhei (me desculpem os néscios) para cima, da onde tem vindo o meu socorro, e vi e constatei a vitória. Exemplo, fevereiro deste ano a SEB tinha em caixa, aproximadamente R$ 130,00, após menos de um mês este valor foi para R$2.000,00, evidentemente que destaco as colaborações dos sócios que de repente (para alguns, uma coincidência) resolveram acertar suas dívidas de anuidade com a Sociedade, justamente nesse período. Meu muito obrigado a todos.

Quero agradecer aos Presidentes anteriores da Sociedade de Ecologia do Brasil e suas respectivas diretorias e conselhos fiscais e consultivos, sem os quais não estaríamos comemorando esses 10 anos. Destaco dentre estes os meus colegas e companheiros de batalhas para o fortalecimento não somente da Sociedade, mas da Ecologia no Brasil: Nivar Gobbi, José Galizia Tundisi e Flávio Minguante Schlittler.

Ao deixar a Presidência da SEB, este ano corrente, desejo agradecer a todos que colaboraram direta ou indiretamente não somente com a Sociedade, mas com a efetivação da edição desta Revista. Espero vigorosamente que meus sucessores façam muito mais do que eu fiz, e que num futuro bem próximo, tanto a Revista como a SEB possam atingir todos os seus objetivos. Pretendo sempre estar colaborando com vocês, principalmente na melhor conscientização da melhoria da qualidade de vida e educação ambiental deste nosso Brasil.

Não poderia deixar de registrar meus agradecimentos também a Diretoria atual da SEB: Mário Benincasa, João Antônio Galbiatti, José Eduardo dos Santos, José Salatiel R. Pires e Nivar Gobbi, especialistas que apesar de seus muitos afazeres nunca deixaram de auxiliar a Sociedade, quando solicitados. Em especial a Secretária Sara Cristina Galvão Rodrigues, pelas horas mais dos que extras, pelo salário pequeno e pela velocidade dos trabalhos solicitados. MEU MUITO OBRIGADO A TODOS.

  

SÂMIA MARIA TAUK-TORNISIELO

PRESIDENTE DA SOCIEDADE DO BRASIL

1994/1998