ARTIGOS I Fórum de Debates ECOLOGIA DA PAISAGEM E PLANEJAMENTO AMBIENTAL |
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MATAS CILIARES UMA ABORDAGEM PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Enéas Antonio Ferguson1, Sueli Rovere Reis2 1Engenheiro Agrônomo - Casa da Agricultura de Rio Claro -Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo 2 Vereadora no município de Ipeúna - Coordenadora Municipal do Programa Semana da Água do Consórcio Int. das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari
Introdução
O presente trabalho pretende descrever ações integradas realizadas com a finalidade de recuperação de matas ciliares na região central do Estado de São Paulo, mais precisamente na sub-bacia do Rio Corumbataí, pertencente à Bacia do Baixo Piracicaba. O trabalho descrito a seguir envolveu pessoas diretamente ligadas ao tema, como também pessoas interessadas em colaborar com o assunto Ecologia na Prática. O município de Ipeúna apresenta uma área de 207 km2 e possui grandes mananciais importantes que compõem a Bacia do Baixo Piracicaba: o Rio Cabeça e o Rio Passa Cinco, componentes da sub-bacia do Corumbataí. O Rio Passa Cinco nasce na "cuesta" denominada de Canta Galo e percorre aproximadamente 13 km dentro do município de Ipeúna antes de juntar-se ao Rio Cabeça. Esse rio tem uma boa qualidade de água e pode ser visto como futuro manancial para a cidade, já que atualmente o fornecimento de água no município é feito através de poços semi-artesianos. No entanto, a situação atual do rio é que ele possui muito pouca vegetação nativa em suas margens, predominantemente sua margem esquerda. A presença de vegetação natural encontra-se praticamente a nível zero em alguns trechos, o que nos causa muita preocupação quanto aos aspectos físicos e químicos, tanto do solo, como da própria água gerando perdas às vezes irreparáveis na fauna e na flora. |
Como resultado de reuniões com produtores rurais, lideranças políticas e estudos conjuntos com vários órgãos públicos do Estado, entre os quais podemos citar:
destacando o papel do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari, com seu Programa de Educação Ambiental Semana da Água realizado no município de Ipeúna, por intermédio da Prefeitura Municipal de Ipeúna anualmente desde 1997, nasceu a idéia das ações integradas aqui descritas, que contaram com a participação de variados segmentos da sociedade ipeunense e da região, entre os quais podemos elencar:
A situação ambiental local foi objeto de estudos com relação aos recursos hídricos e, percebida a necessidade de ações de recuperação, foram iniciadas várias ações com esse propósito. O ponto fundamental foi a motivação dos estudantes de pré-escola, primeiro e segundo grau nos estabelecimentos de ensino do município de Ipeúna, executado pelo Projeto de Educação Ambiental Semana da Água, como também a motivação da comunidade num trabalho pessoal "tête-a-tête", que foi responsável pelo êxito do projeto. Ocorreram diversas formas de motivação como:
Atualmente, já contamos com vários projetos já executados na área da Ecologia. Selecionamos para nosso propósito de exposição de caso o projeto de plantio de árvores nativas para recuperação de mata ciliar nas margens do Rio Passa Cinco, na propriedade do Sr. Laerte Antonio Scotton.
O trabalho então contou com as seguintes fases de realização:
As visitas para estudo e planejamento foram realizadas por pessoal técnico e treinado, mas também voluntário. Após a elaboração do projeto de plantio, foram obtidas as mudas necessárias (300) através do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari, provenientes do Viveiro Municipal de Piracicaba, a 50 km de distância do município de Ipeúna. Tratam-se de mudas de espécies nativas da região, desenvolvidas no citado Viveiro. As espécies plantadas podem ser classificadas em três categorias fundamentais, a seguir:
São espécies que crescem mais rapidamente e que necessitam de muita luz e um nível maior de fertilidade do solo.
Espécies de características arbustivas, que necessitam pouca luz para seu desenvolvimento, menor fertilidade do solo, e desenvolvem-se à meia sombra. Entre elas:
As mudas foram plantadas com orientação técnica e seguindo vários procedimentos especialmente elaborados com a finalidade de promover uma educação ambiental geral, e promover respeito e conhecimento aos recursos naturais e ambientais. Entre esses procedimentos podemos salientar:
Com relação aos aspectos técnicos do plantio, procurou-se observar os seguintes procedimentos:
- no caso do local, o terreno é de pouca declividade, quase plano
Na seqüência , procedeu-se a várias atividades ecológicas subsequentes como:
Na seqüência das fases, salientamos:
Essa atividade prática descrita foi realizada no dia 22 de março de 1998, com o plantio de 300 mudas de árvores nativas, tendo a participação de aproximadamente 40 crianças de 8 a 12 anos, monitores, técnicos e membros da comunidade.
RESULTADOS Tendo sido obtido êxito nas atividades descritas, foram idealizadas e realizados outros vários projetos no intuito de dar continuidade aos objetivos propostos e consolidar a importância de atitudes práticas na educação ambiental Sendo assim, procedeu-se a várias atividades ecológicas, que se encontram em diferentes fases de execução. Citaremos as seguintes:
envolvimento de funcionários da administração municipal e do condomínio, alunos (Colégio Anglo) , Prefeitura e Câmara Municipal de Ipeúna, Casa da Agricultura de Rio Claro e Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari. - Plantio de espécies nativas: - Agropecuária Körin (Fundação Mokiti Okada) - Fazenda São Judas Tadeu (que apresenta um projeto de piscicultura) - Camping Passa Cinco - Camping Bambuzinho - Margens do Ribeirão Cantagalo, afluente do Rio Passa Cinco - Fazenda Serra d’Água (porto de areia) - Parque Ecológico Henrique Barbeta (Salto do Nhô Tó)
CONCLUSÃO O fator divulgação poderá trazer benefícios valiosos para a comunidade, com a consciência e motivação para a geração de novos projetos locais e regionais. É esse o nosso objetivo ao expor o presente trabalho. |